
Coluna do Ciriacco
Eu li no site politica 10, que uma fonte de Brasília, que acompanha a política da Bahia, informou ao site , que Lula virá a Salvador na próxima semana para anunciar Jerônimo Rodrigues (PT), candidato a governador; Otto Alencar (PSD) candidato a senador e Roberto Muniz (PP), candidato a vice governador,.
Nessa leitura, Rui Costa renunciará ao governo em favor do Vice João Leão e será candidato a deputado federal, e caso Lula seja eleito presidente do Brasil, Rui Costa estaria com cacife para ser eleito presidente da Câmara Federal e João Leão Ministro.

O Partido dos Trabalhadores na Bahia (PT), definiu na noite desta quinta-feira (10), o nome do secretário de educação, Jerônimo Rodrigues (PT), como o candidato ao governo da Bahia.
A reunião contou com a participação do Governador Rui costa, que dizem, ser o padrinho da candidatura.

Nas últimas semanas a política na Bahia ganhou grande repercussão com nomes que poderiam vir a ser definidos ao governo. O ex-governador Jaques Wagner que trabalhou para ser o escolhido do grupo, mas surpreendeu a todos anunciando a sua desistência em uma reunião com o ex-presidente Lula.

O partido chegou a anunciar também, Otto Alencar para a vaga, mas uma semana depois do suposto acordo o senador do PSD informou que não toparia a empreitada e que prefere ser candidato novamente ao cargo que ocupa atualmente.
Com tudo isso, o PT buscava definir um nome de dentro do próprio partido. Já foram apresentados o nome da prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, do ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, e de Jerônimo Rodrigues, que foi confirmado na noite desta quinta-feira (10).
A Cúpula do Partido aguarda a chegada de Lula em sua residência na Bahia para bater o martelo na aliança.
Marcio Pereira, Chefe do DETRAN de Itamaraju é do MST e ligado ao Deputado Valmir Assunção.
”Jeronimo é um ser humano fantástico, humilde, preparado e não tem rejeição, é uma renovação no cenário politico. O Nosso grupo fez uma grande escolha, o que vai nos levar a uma grande vitória no primeiro turno”. Disse Marcio a reportagem A TRIBUNA BA
O ex Vereador Paulo Vitor de Itamaraju, uma das lideranças da cidade comentou a indicação”Com toda certeza Jerônimo é um nome leve e que já se mostrou competente por onde passou não temos dúvidas que vamos vencer as eleições mais uma vez no Brasil com Lula e na Bahia com Jerônimo”
O Presidente do Diretório Municipal do PT de Itamaraju, município onde concentra grandes lideranças do MST e vários assentamentos disse:
” Quando Wagner era um Deputado desconhecido resolveu disputar o Governo e derrotou o carlismo, foi Governador duas vezes, elegeu Rui duas vezes, e agora não vai ser diferente, Jeronimo é uma renovação, homem preparado, correto e muito competente, o nosso partido acertou na escolha”

”Jerônimo depois de Wagner é o melhor nome para da continuidade ao governo do PT na Bahia esse projeto de 16 anos precisa continuar.
Falar de Jerônimo é falar de um professor uma pessoa que tem relação direta com os movimentos sociais, dialoga, reuni, ouvi isso é um perfil importante, tem relação direta nos territórios, vem desenvolvendo um belíssimo trabalho a frente da Secretaria de Educação da BA tem percorrido toda a BA através de está SEC.
E por isso o seu nome foi defendido pelas tendências pelo partido e por Wagner e enquanto MST não temos dúvidas do seu trabalho.
E faremos de tudo para que ele se torne governador.”
Conheça mais sobre Jerônimo Rodrigues- Coluna do Ciriacco
Natural de Jequié, Jerônimo é graduado em engenharia agronômica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) com especialização em desenvolvimento territorial sustentável, pela Universidade Federal De Campina Grande (UFCG). Ele é mestre em Ciências Agrárias pela UFBA. Atuou no Movimento de Organização Comunitária (MOC), de 1995 a 2006.
Secretário da Educação desde 2019, Rodrigues atuou em diversas áreas do Estado. Foi secretário executivo adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário; secretário nacional do Desenvolvimento Social; assessor especial da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia; assessor especial da Secretaria de Planejamento e secretário de Desenvolvimento Rural.