Coluna do Ciriaco/ MST fez bonito em trabalho humanitário para ajudar vitimas da enchente em Itamaraju

Durante os próximos dias vou mostrar a ação de anônimos e entidade que fizeram  estão fazendo a diferença nesse que foi o momento mais triste da nossa história, você pode contribuir com fotos e nome de pessoas do bem,  que dedicaram a suas vidas para viver o desconforto dos outros.

Vamos divulgar as entidades, igrejas e personagens públicas que dedicaram seu tempo em prol das comunidades afetadas dando-lhes cartão verde.

O Nosso cartão primeiro cartão verde vai para o MST

Edmilson Ciriaco-73-98840-2659 Whatsapp

O número de desabrigados pelas chuvas na Bahia segundo a  Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), ainda são 32.594.o número de desalojados, que são as pessoas que também perderam os imóveis, mas foram alocadas em casas de familiares ou amigos são de  57.451. Os números de mortos e feridos se mantiveram: 25 e 517, respectivamente.

A quantidade de cidades em situação de emergência também permaneceu em 153, bem como o total de pessoas atingidas segue em 661.508.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, criança e em pé

Foto: Ida Ciriaco/ A Tribuna Ba

Em Itamaraju as chuvas começaram em 07 de Dezembro, segundo os meteorologistas, caíram 750mm, sendo responsável por alagamentos e destruição de  pontes, ruas e avenidas na sede e no interior do município, casas desabaram e 04 pessoas morreram em Itamaraju.

Pode ser uma imagem de 6 pessoas, pessoas em pé, ao ar livre e texto que diz "REDMI NOTE PRO AI QUAD CAMERA"

Já no dia 09 de Dezembro as chuvas se intensificaram causando enchentes, derrubando barreiras, deslizamento de encostas e o principal rio do município, o Jucuruçu, transbordou e fez centenas de vitimas e populações ficaram ilhadas.

Enchentes no Sul da Bahia causam mortes e deixam milhares de desabrigados

MST FEZ LINDO

A nossa coluna acompanhou diversas ações Solidarias durante o auge da enchente nos Bairros Beira Rio, São Bernardo e  Vale do Jucuruçu, onde a agua desabrigou  cerca de 300 famílias.

Pode ser uma imagem de 3 pessoas, pessoas em pé e estrada

Foto: Ida Ciriaco/ A Tribuna Ba

”Fomos nas casas de quem ainda resistiam em ficar, levamos palavra de conforto, ajuda humanitária e alimentos que nossos assentados produzem nos campos do MST,” Disse o Líder Nacional e Estadual  Evanildo Costa

A Presença constante do Líder Nacional do MST, Evanildo Costa e outras lideranças que  designou uma equipe de colaboradores para a limpeza e desinfecção  dos imóveis e distribuição de 5 mil cestas com alimentos orgânicos, leite e feijão, mostrando a força do campo e a solidariedade com as comunidades afetadas.

COZINHA SOLIDÁRIA   

Pode ser uma imagem de 4 pessoas, pessoas em pé, comida e área interna

Desde o dia,09,volunatrios do MST se concentraram para levar alimentos cozidos para as áreas afetadas-Disse Maristela Cunha

Durante os 15 dias da tragédia que desabrigou e vitimou Itamarajunese, o MST, através da brigada feminina comandou uma ação histórica para fornecer alimentos cozidos para famílias que perderam tudo, inclusive suas cozinhas. A cozinha Solidaria foi montada no antigo Colégio Polivalente e contou com a solidariedade e voluntariado de assentadas do MST que produziram 1500 marmitas por dia para serem doadas as famílias e pessoas voluntarias em frentes de trabalho em ajuda as vitimas.

Pode ser uma imagem de 5 pessoas e pessoas em pé

Foto: Ida Ciriaco/ A Tribuna Ba

”Foi muito grato poder contribuir para ajudar a levar alimentos para pessoas tão incríveis que tiveram que sair das suas casas para poupar as suas próprias vidas”

Disse Eliane Oliveira(Diretora Regional do MST Extremo Sul da Bahia)

BRIGADA DE MÉDICOS

Pode ser uma imagem de 3 pessoas, pessoas em pé e área interna

O MST também montou uma sala para abrigar os médicos solidários que vieram fazer atendimento as comunidades afetadas nos Bairros, populações ribeirinhas e no povoado mais afetado, Nova Alegria

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e pessoas em pé

Diversos profissionais, entre eles, pediatras, Clinico Geral e psicólogos compuseram a bancada de apoio.

”Estou muito feliz por ser amparada pelo MST nesse momento triste da nossa comunidade”  Disse Elza, moradora.

BRIGADA DE LIMPEZA

Pode ser uma imagem de 5 pessoas, pessoas em pé e ao ar livre

Ao lado de voluntários, Paraguai, Maristela e outras lideranças de brigadas comandaram a mutirão para desinfecção das casas atingidas pelas aguas e lamas.

Pode ser uma imagem de 3 pessoas

Foto: Ida Ciriaco/ A Tribuna Ba

Pode ser uma imagem de 7 pessoas, pessoas em pé e ao ar livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Coluna do Naman Falcao/Crueldade da família Carleto

seg jan 3 , 2022
Por: Naman Falcao Com as fortes chuvas que assolam a região sul e extremo sul do Estado da Bahia, o cenário das regiões afetadas pelas enchentes mudam, o que antes eram cidades , povoados , assentamentos , distritos e fazendas aconchegantes, agora são lugares devastados, castigados, tristes e um completo cenário pós guerra, mas , o que chama a atenção […]

CBN AO VIVO

RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter