A TRIBUNA BAHIA/ Mais de 24,5 milhões de brasileiros não sabem se vão comer no dia

Coluna | O Brasil e a Pandemia: um governo | Brasil de Fato - Paraíba

e outros 74 milhões estão inseguros se vão precisar passar por isso

Um levantamento feito pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) mostra que no Brasil 20 milhões de pessoas passam mais de 24 horas sem se alimentar, mais de 24,5 milhões não sabem se vão comer durante o dia e outros 74 milhões estão inseguros se vão precisar passar por isso. O dados foram divulgados pela Folha de São Paulo.

O números são referentes a dezembro de 2020 e apontam que mais da metade dos brasileiros (55%) sofriam de algum tipo de insegurança alimentar (grave, moderada ou leve).

A pesquisa leva em consideração uma amostra de 1.662 domicílios urbanos e 518 rurais e acontece a acada quatro anos.

Brasil tem 19 mi de famintos e 20 novos bilionários durante a pandemia

Nas regiões mais pobres do Norte e Nordeste, a fome (insegurança grave) chega a afetar 18% e 14% dos domicílios, respectivamente, ante média nacional de 9%.

No Centro-Oeste, conhecido como “celeiro do Brasil”, mais de um terço das famílias sofre com grau leve de insegurança alimentar.

“Antes mesmo da pesquisa, esperávamos o agravamento do quadro. Mas não que fosse tão profundo”, diz Renato Mafuf à Folha. Elee é o coordenador da Rede Penssan, e afirma que repetirá o levantamento neste ano, ampliando-o para quase 7.000 domicílios.

 

 

Fonte – IG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CBN AO VIVO

RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter