FAKE: Imagens que circulam nas redes sociais em ato pró Bolsonaro no 1º de maio é de 2015 contra Dilma, Diz Globo News

Por G1

É #FAKE que imagens mostrem manifestação pró-Bolsonaro no 1º de maio de 2021 e que ela foi a maior da história

Reprodução

Circulam pelas redes sociais mensagens com um vídeo da GloboNews sobre um protesto com 1 milhão de pessoas na Avenida Paulista e a seguinte frase: “A Globo admitiu que a manifestação pró-Bolsonaro é a maior da história em todo o Brasil”. As legendas dizem ainda se tratar do ato deste 1º de maio. É #FAKE.

É #FAKE , imagens divulgadas nas redes sociais do 1º de maio de 2021 são forjadas, na verdade editaram os vídeos do fora Dilma em 15 de março de 2015

O vídeo, na verdade, foi ao ar em 15 de março de 2015, no auge das manifestações contra a ex-presidente Dilma Rousseff, quando o número de manifestantes na Avenida Paulista atingiu 1 milhão de pessoas, de acordo com informações da Polícia Militar.

Na ocasião, Renata Lo Prete, então comentarista de política do canal, falava sobre a concentração de pessoas em comparação com os protestos de junho de 2013. “A gente tem mais de 1 milhão de pessoas na rua em São Paulo. Isso não tem precedentes. Nem se a gente tomar aquele 1 milhão lá das Diretas como um número que tenha sido aquilo mesmo, do que muita gente duvida hoje em dia, porque foi uma manifestação de fato muito grande, mas a medição naquela época era muito precária. Então a gente já tem a maior manifestação de São Paulo de todos os tempos, provavelmente.”

Renata Lo Prete nem sequer trabalhou neste sábado (1º). Ela não é mais comentarista da GloboNews. Desde 2017, é a âncora do Jornal da Globo. Raquel Novaes também não está mais no canal desde o ano passado. Além disso, a Polícia Militar não mais divulga estimativa de público nos protestos.

O ato deste sábado na Avenida Paulista, porém, teve uma concentração bem menor de pessoas se comparado a 2015. Os manifestantes ficaram especialmente entre as ruas Pamplona e Itapeva. Atos contra o presidente também ocorreram em São Paulo, mas em forma de carretas.

Não é a primeira vez que um boato com esse teor circula na web. Em 2018, na véspera da eleição, uma mensagem falsa praticamente idêntica também viralizou. Ela foi desmentida pelo Fato ou Fake.

É #FAKE que imagens mostrem ato pró-Bolsonaro no 1º de maio de 2021 e que ele foi o maior da história — Foto: Reprodução

É #FAKE que imagens mostrem ato pró-Bolsonaro no 1º de maio de 2021 e que ele foi o maior da história — Foto: Reprodução

  Veja como identificar se uma mensagem é falsa

 

 

00:42/05:02

 

Como identificar se uma mensagem é falsa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

A Tribuna/ Secretario de Saúde é convocado pela Câmara de Vereadores para falar sobre a quantidade de vitimas da Covid em Itamaraju

qua maio 5 , 2021
Foto/ Estúdio Noticias Depois que assumiu a Secretaria de Saúde no lugar de Elan de Lozinho, o Fabio de Minas  desapareceu de ações públicas, talvez por medo do Corona ou para se prevenir dele. Depois várias cobranças e duras críticas por parte de vereadores e população, o Secretário de Saúde Luiz Fábio Lopes Santos, esteve na Câmara de vereadores de […]

CBN AO VIVO

RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter