
Agencia Itamaraju
Funcionários da Caixa Econômica Federal fariam hoje uma paralisação de 24 horas em protesto contra ações do governo na gestão do banco estatal, informou o Sindicato dos Bancários. O estado de greve havia sido deliberado em assembleia na base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, mas não teve adesão nacional para a paralisação dos serviços.

Agencia Eunápolis
A mobilização dos empregados junto ao movimento sindical que só aconteceu com manifestações através das mídias sociais, carros de som e entrevistas motivada por uma série de ataques, tanto contra instituição financeira, como aos direitos históricos dos trabalhadores”, afirmou o dirigente sindical Dionísio Reis, diretor do Sindicato e empregado da Caixa.

Agencia Porto Seguro
Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, a situação da Caixa preocupa e a unidade é essencial neste momento de pandemia. Ainda segundo ele, apesar de prestarem um serviço essencial à população, os bancários não são valorizados e ainda são cobrados por metas inatingíveis, além de sobrecarga causada pelo déficit de funcionários. apesar dos principais jornais do pais noticiarem estado de greve, na Bahia não teve consenso em Assembleia envolvendo mais de dez sindicatos classistas para a paralisação dos serviços.
A reportagem de A Tribuna Bahia conversou com João Climério, Presidente dos Sindicato dos Bancários de Extremo Sul da Bahia, Climário afirmou que existem mais de 10 sindicatos que representam os bancários no estado e em Salvador, e que em Assembleia Geral, vários deles optaram por fazer atos isolados e marcar uma data nacional de lutas, e que a maioria das agencias funcionam normalmente na região. Segundo informou João Climário, algumas agencias tiveram seus serviços interrompidos por uma ou duas horas, houve manifestações em varias partes do pais e no estado, no extremo Sul houve atos em vários municípios e que a luta contra o desmonte da CAIXA terá ações constantes por parte dos funcionários que sempre lutaram por uma CAIXA forte e justa.
As principais reivindicações dos Bancários:
O Presidente João Climário disse que a luta dos funcionários da CAIXA é pela abertura de capital da Caixa Seguridade. Contratação dos aprovados no concurso de 2014. Pagamento correto da PLR Social. Vacinação de todos os funcionários, independente de pertencer a grupos prioritários. Acordo sobre teletrabalho, já que uma parte dos funcionários trabalha de casa por causa da pandemia da Covid-19. e contra a venda de ativos da CAIXA e participação dos trabalhadores na cota de lucros e resultados.
Mais informações a qualquer momento/ Redação Extremo Sul