A Tribuna Ba/ Solenidade cultural marca papel do Prado no encontro entre povos indígenas e portugueses

     Evento de resgate histórico da participação de Prado no Descobrimento do Brasil

Resgatar o lugar de Prado na história. Esse foi o objetivo do evento realizado nesta quinta-feira (22), em frente ao Palácio do Turismo, no centro da cidade, em comemoração aos 521 anos de Descobrimento do Brasil.

 

A ideia surgiu da releitura da Carta de Pero Vaz de Caminha, descrevendo a presença dos portugueses ancorando em solo pradense, onde hoje é conhecida a Praia da Barra do Cahy.

                            Apresentação de dança pataxó, conhecida como toré
O avistamento do Monte Pescoço, possível apenas a partir desse ponto, já havia motivado a instalação, em 2017, de uma placa sinalizando esse marco histórico.
Para a Secretária de Turismo de Prado, Iracema Ribeiro, “não restam dúvidas, de que os portugueses chegaram primeiro aqui [em Prado] e vamos resgatar nossa história”, destaca.

                 Gilvan Produções (Prefeito de Prado)

O evento contou com apresentações da Filarmônica Lira Pradense e dos índios pataxós, dançando o toré, uma espécie de ritual que une dança, religião, luta e agradecimento.
Para o Prefeito de Prado, Gilvan Produções, “esse trabalho de resgate e valorização do patrimônio histórico [pradense] é uma importante ferramenta para projetar o município do Prado para o mundo e reforçar os atrativos turísticos como destino”, reforçou.


                                        Autoridades e população prestigiam solenidade

O ato contou com a presença dos vereadores Odilei Matos, Zeca Cacique, Luciana da Lookgás e Doutor Wanderson, além dos secretários municipais, Neuziane Mascaranhas (Saúde), Cassio Cocobongo (Administração), Iracema Ribeiro (Turismo), Paulo Monte (Obras e Serviços Urbanos) e , Dr. Kleber Eduardo (delegado de Polícia), Gabriel Gonçalves (comandante do Pelotão da Polícia Militar de Prado), Dinorah Maria (Presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública), além representantes de famílias tradicionais do município, dentre outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

A Tribuna Ba/Aviões da Casa Civil começam a distribuir hoje as 220 mil doses da vacina contra a Covid-19, vacina chegou na quinta, 22

sex abr 23 , 2021
Carga com os imunizantes chegou na tarde desta quinta-feira (22) no aeroporto de Salvador, Governo do estado prepara logística para  vacina chegar a todos municípios com   rapidez Muitos municípios que não conseguiram vacinar 85% da primeira dose não receberão a segunda, dos 17 municípios, 35 esta fora da remessa. Uma nova remessa com 222.500 doses da vacina contra à Covid-19 chegou […]

You May Like

CBN AO VIVO

RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter