O primeiro lote de vacinas distribuído no país tem previsão para durar apenas até o final da próxima semana na maior parte das capitais. As doses começaram a ser entregues na última segunda-feira (18).
Das 27 capitais brasileiras (com o Distrito Federal), 17 temem que os imunizantes durem apenas até o dia 31 de janeiro. Apenas Goiânia e Recife preveem que ainda têm três semanas de vacinação pela frente com as doses disponíveis. Oito cidades não têm nenhuma estimativa. A pesquisa foi realizada pela Folha de S.Paulo.
Alguns municípios, como São Paulo, Boa Vista, Rio Branco e Goiânia, correm o risco de não ter quantidade suficiente para aplicar a segunda dose nas pessoas que já receberam a vacina, pois estão utilizando todas elas.
Em todo o Brasil, foram distribuídas 6 milhões de vacinas Coronavac, vindas da China. Destas, 1,4 milhão foi destinada às capitais.
Outras 6 milhões têm previsão de chegada no Brasil em breve: 2 milhões da vacina de Oxford/Astrazeneca serão importadas da Índia hoje (22) e 4,8 milhões da Coronavac produzidas pelo Instituto Butantan aguardam autorização para uso emergencial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O órgão já tem uma reunião marcada para acontecer na tarde de hoje (22) para decidir se aprova a distribuição.
As primeiras doses da CoronaVac chegaram em solo baiano. Os imunizantes desembarcaram na noite de, segunda-feira, 18, por volta das 22h30, no Aeroporto Internacional de Salvador, para que a campanha de vacinação seja iniciada na manhã desta terça, 19. Nesta primeira fase, serão pouco mais de 376 mil doses, que serão disponibilizadas para cerca de 180 mil baianos.
Mai de 210 mil Brasileiros morreram vitimas da COVID-19 desde inicio da pandemia em março de 2020, com a chegada da CORONAVAC, também chega a esperança de que vidas sejam salvas e o mundo possa voltar ao normal.( Foto do comerciante Edson da Sela de Itamaraju Bahia que foi sepultado no último Domingo,17, em um cortejo que emocionou os moradores da cidade)
Inicialmente, as vacinas estavam previstas para desembarcarem no estado ainda pela manhã de segunda-feira, às 9h. No entanto, o Ministério da Saúde mudou o horário dos voos e remarcou para às 16h. Posteriormente, a pasta federal ainda alteraria a chegada dos imunizantes mais uma vez, anunciando a chegada para às 22h.
Com a chegada na Bahia, as doses da vacina foram levadas para a sede do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar (PM-BA). O local foi escolhido como ponto de guarda do imunizante e onde foi montada, pelo Governo do Estado, uma sala de refrigeração para abrigar as doses.
O secretário de saúde, Fábio Vilas-Boas, informou que as câmaras já estavam prontas para receber as doses. “As câmaras frigoríficas instaladas aqui no GRAER já estão aguardando a chegada das vacinas. A meta do governador Rui Costa é despachar tudo ainda esta noite/madrugada”, escreveu o titular da saúde em seu Twitter.
Nas redes sociais, o governador Rui Costa (PT-BA) anunciou que a campanha de vacinação às 7h de terça-feira, nas Obras Sociais Irmã Dulce. “Esta 1ª fase da vacinação é para trabalhadores da saúde, idosos com + de 75 anos, brasileiros acima de 60 anos q vivem em instituições de longa permanência e comunidades tradicionais. Eu e o prefeito Bruno Reis daremos início à vacinação desta fase. Ninguém deve ir à Osid amanhã”, escreveu o gestor.
Caravelas foi a primeira a iniciar a vacina aos profissionais da saúde, em seguida todos os municípios foram contemplados.
Prefeito Dr. Marcelo, aplica a primeira dose da vacina contra o vírus, em itamaraju.
A prefeitura de Prado, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu o primeiro lote com as 1.360 doses da vacina contra a Covid-19. A chegada foi escoltada com a presença da Polícia Militar e acompanhada pelo prefeito, Gilvan Produções e pela secretária de Saúde, Neuziane Mascarenhas, sendo acondicionadas no setor da Vigilância Sanitária.
Prefeito Gilvan Silva e a Secretaria de Saúde Neuziane Mascarenhas recebem o primeiro lote da CORONAVAC
PUBLICIDADE___________________________________________________________________________——-