Por: Edmilson Ciriacco
Domingos Jesus dos Santos nasceu em 11/11/1979 e tem 41 anos de idade. é natural de Porto Seguro – BA, agricultor e militante do Movimento dos Trabalhadores Sem terra na região, e filiado ao PT-Partido dos Trabalhadores.
Com 775 votos, Domingos passou a ser o Vereador mais votado do partido e a nova liderança da esquerda em Itamaraju. Domingos é um homem simples, casado, pai de 2 filhos, Yan e Emanoel, é muito ligado a igreja católica, aos movimentos sociais, Cédula da Terra e Associações de Bairros, muitos atribuem a vitória de Domingos pela união e a força dos católicos em Itamaraju e das comunidades rurais.
Em entrevista ao portal A Tribuna Domingos fez um agradecimento emocionado
”Sinto-me honrado pelos 775 votos de confiança, agradeço a cada Cristão, aos irmãos da Paroquia e das igrejas, aos companheiros dos assentamentos, população ribeirinha, aos indígenas, as associações e da cédula da terra, a cada companheiro e companheira e apoiadores que dedicaram seu tempo para essa vitória. Essa vitória que é de todo povo de Itamaraju, e podem ter certeza, que o meu mandato será um mandato popular e darei o máximo de mim para honrar a cada cidadão e cidadã Itamarajuense. Sintam-se abraçados como forma de agradecimento e o meu retorno é ter colocado a minha vida a disposição do povo”- Disse Domingos”
”A vitória de Domingos representa uma esperança e uma nova visão da politica em Itamaraju, Domingos é muito próximo do Deputado Valmir Assunção, dos Movimentos Sociais, da Igreja, do MST e da Cédula da Terra e será o nosso porta voz na luta pelas desigualdades sociais”- Disse o militante e apoiador Siquara do MST
Com a vitória na eleição de Vereador, Domingos passa a ser a nova liderança que terá a missão de unir o PT, organizar a esquerda e trabalhar o processo eleitoral de 2022, que vai indicar o Deputado Estadual da região
Em 2014, Domingos passou a servir no ministério como Ministro Extraordinário da Comunhão assistindo as comunidades de São Francisco, São Cosme e São Damião. No ano de 2015, assumiu o cargo de tesoureiro da MESCE onde também foi o responsável pelo fornecimento de café da manhã e almoço para os ministros de eucaristia.
Ainda como ministro em 2016, Domingos fez parte da coordenação das comunidades rurais, onde desenvolveu vários trabalhos, enfatizando a Feira do Agricultor, que arrecada fundos em prol de serviços sociais da comunidade onde vive, e também das adjacentes. A feira acontece todo mês de Julho.
Em 2019, Além do Ministério Extraordinário, Domingos assume função de Coordenador das Comunidades Rurais. Com o aval da sociedade e dos católicos e agricultores familiares,