Candidata a Vereadora Nai Borges do PSOL defende revitalização de rios de Itamaraju

Elioenai Borges mais conhecida por Nai Borges, apesar de ter passado boa parte da sua vida em Santo Amaro da Purificação e Rio de Janeiro,  é natural de Itamaraju e moradora do Povoado de Nova Alegria.

Defensora da ecologia e da agroecologia, Nai Borges dedica a sua vida em prol de produtos orgânicos, candidata a Vereadora ela tem 63 anos e é filiada pelo PSOL, que tem como candidato a Prefeito o professor acadêmico Armando Azevedo.  Nai disse a A Tribuna que quer ser vereadora para fiscalizar a gestão, mais, acima de tudo, para criar leis municipais que protejam os rios da degradação ambiental e promovam o reflorestamento em suas margens.

 

Nai citou que grande parte do esgoto de fezes e dejetos vindos de Nova Alegria e povoados que margeiam o Jucuruçu, são despejados no rio, além de restos de matérias de construção, lixos químicos e eletrônicos.

Segundo a candidata, a revitalização dos rios e córregos urbanos assume um papel relevante na busca pela sustentabilidade ambiental nas cidades, além de ser dever do estado, é dever da Prefeitura de Itamaraju e da sociedade que precisa ser conscientizada que vivemos das aguas do Jucuruçu para a produção de alimentos, e do Rio do Ouro para o abastecimento de agua, e que leis precisam ser criadas para defender os rios e programas de campanhas devem ser criadas com a parceria entre a Câmara e a gestão municipal.

Rios poluídos são aqueles mananciais que recebem em suas águas todo tipo de resíduos poluentes como agentes químicos, físicos e biológicos. Eles são prejudiciais ao solo, à fauna, à flora e às atividades humanas .

”As fontes de água doce são vitais para os seres humanos, mas recebem um grande número de poluentes. O lançamento de resíduos orgânicos, acima da capacidade de absorção pelos organismos decompositores e o de resíduos inorgânicos não biodegradáveis, muitos inclusive tóxicos e cumulativos, nos rios córregos, lagos e  ameaçam a sobrevivência de todos que dependem da água para sobrevivência, em Itamaraju os nosso rios vem sofrendo pela inoperância do poder público, do IBAMA e da sociedade. Precisamos criar leis especificas e locais” Disse a candidata Nai Borges que também defende a agricultura familiar e orgânica, natural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

A Tribuna | Carreta da empresa Siepierski Combustível tomba e pega fogo na BR 101

qua nov 11 , 2020
Itamaraju | Carreta da empresa Siepierski Combustível tomba e pega fogo na BR 101 Aequipe do Vida Diária flagrou um triste acidente. O motorista ficou preso às ferragens após a carreta que ele dirigia tombar e pegar fogo no início da manhã desta quarta-feira (11), no km 858 na BR-101, após uma curva depois da reta sentido a Itamaraju. A […]

CBN AO VIVO

RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter