Eleições Municipais/ Veja quem são os pré-candidatos a Prefeitura de Itamaraju

3

Ver a imagem de origem

Como grande parte dos municípios Brasileiros, Itamaraju sofre com uma onda gigantesca pela pandemia do COVID-19, o próximo gestor terá a missão de reestruturar o sistema de saúde, reaquecer o comércio e preparar o retorno as aulas de forma gradual

ADIAMENTO DAS ELEIÇÕES

A maioria dos senadores apoia o adiamento do calendário da eleições municipais de 2020 em razão da imprevisibilidade sobre o fim da pandemia da covid-19 no Brasil ou a descoberta de uma vacina efetiva contra o coronavírus. A data para  ar ealização das eleições municipais devem ser entre 15 e 29 para onde houver segundo turno.

Enquanto os parlamentares decidem a prorrogação de mandatos e uma nova data para as eleições, pré-candidatos a Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores continuam usando as redes sociais e mídias eletrônicas para divulgação de seus nomes e de seus projetos.

O município de Itamaraju(a 623 km) de Salvador, tem 63,069 mil habitantes, a última eleição municipal votaram 34.380 mil eleitores, foram validos 31.987, sendo 523 em branco, 1870 anularam  e mais 9.305 eleitores não compareceram as urnas, ou seja, 21,30% da população eleitoral, num total de quase 12 mil eleitores deixaram de votar nas últimas eleições segundo dados do IBGE(2016).

VEJA ABAIXO OS PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITURA DE ITAMARAJU

Marcelo Angenica(PSDB)

Ver a imagem de origem

O atual Prefeito é o médico Marcelo Angenica(45), natural de Mantena-MG. Desconhecido pelos Itamarajuenses, Marcelo se transformou na novidade em 2016, derrotando todos grupos de políticos tradicionais com o apoio de Dalvadisio Lima, um petista que obteve mais de 12 mil votos nas eleições de 2012, e ficou impedido disputar a de 2016 por uma disputa da executiva estadual do PT.

Com duas contas rejeitadas pelo TCM-Tribunal de Contas da União- o Prefeito Marcelo Angenica terá suas contas votadas pela Câmara de Vereadores e se não forem aprovadas o prefeito não poderá concorrer as eleições de 2020, dos 15 Vereadores, Marcelo Angenica tem 08 em sua base e a oposição 07, Marcelo precisará de 10 para aprovar as duas contas rejeitadas.

ELEIÇÕES 2020

No momento, 8 pré-candidatos anunciaram que vão disputar a Prefeitura de Itamaraju, Marcelo Angenica do PSDB, o ex Prefeito Pedro da Campineira do PL, Dalvadisio Lima do PDT, Luiz Mario do PSD, Marcão Despachante do Podemos, Armando Azevedo do PSOL, Lúcia do Forum-Rede  e por fim, anunciou semana passada em uma rede social, o ex Vereador Léo Lopes, aquele que protagonizou uma mega aliança com Ronaldo Carleto e Rui Costa, foi uma derrota esmagadora  para o Governador que ficou em terceiro lugar, perdeu até para o candidato de Paulo Magalhães, aliado de Rui.

Pedro da Campineira(PL)

Ver a imagem de origem

Manoel Pedro Rodrigues Soares,oi eleito Vice Prefeito de Dilson Batista Santiago em 2004, foi reeleito em 2008, com a renúncia de Dilson, assumia a Prefeitura em 2010, foi reeleito em 2012 e ficou até 2016, ou seja, governou Itamaraju por 06 anos. Pedro defende o seu retorno ao comando do executivo municipal, afirmando ter contribuído de forma grandiosa para o fortalecimento do setor de saúde com funcionamento de Postos de Saúde em quase todos os bairros, médicos da família atendendo nos bairros, remédios para pacientes crônicos em todos PSFs, implantação de SAMU, pavimentação asfáltica da Avenida Brasil, asfalto em Rua Acre, Praça da Independência, Asfaltamento do Bairro Primavera, Jaqueira, Canaa, São Domingos, reformas de praças, qualidade na educação e manutenção constante das estradas vicinais que liga a sede aos distritos e povoados de Itamaraju. ”Fizemos um governo que trabalhou incansavelmente para colocar Itamaraju nos trilhos, foram postos de saudê em todos os lugares e com equipes atendendo, foram construção de creches, escolas, além de pavimentação asfáltica em toda Itamaraju” Disse Pedro. ”O que me motiva querer voltar ao governo, e ver a ausência da gestão na vida das pessoas que mais precisam”, tenho certeza que posso contribuir muito mais por nossa cidade”.

Luiz Mário(PSD)                                    Ver a imagem de origem

Luiz Mario (PSD), tem 56 anos, natural de Itamaraju, filho de família tradicional, tem a fama de ter sido um dos melhores jogadores de futebol de Itamaraju e região,trabalhou por anos no Bradesco, atualmente  proprietariado da Auto Escola Vitória, uma das melhores da região. Luiz Mario entrou para a politica em 2012, ano em que pesquisas mostravam sua força como pré-candidato, ele foi indicado por uma aliança envolvendo Ronaldo Carleto e Paulo Magalhães, veio a ser Vice Prefeito eleito do então gestor Pedro da Campineira.

Com o rompimento do  Deputado Paulo Magalhães e o afastamento de Pedro da Campineira da prefeitura, Luiz Mario assumiu como Prefeito e a liderança do grupo, e foi indicado candidato a Prefeito enfrentando o candidato Marcelo Angenica, ficando  em segundo lugar com 9880 votos(30,89%), contra 14.848( 46,42%) mil do primeiro colocado.

Para próxima eleição, Luiz Mario deve contar com o apoio do Governador Rui Costa, do Deputado Valmir Assunção, do MST e partidos de esquerda. Valmir Assunção foi o Deputado Federal mais votado nas últimas eleições

Dalvadisio Lima(PDT)

Ver a imagem de origem

A Executiva do PDT argumenta que capital político de Dalvadisio Lima e a seu fácil acesso em meios sociais  e a sua história como político, o credencia para a disputa para o próximo pleito e potencializa o partido no cenário estadual.

Dalvadisio Lima é Natural de Caraíbas-Ba, Técnico em Contabilidade, foi Professor de Matemática e Bancário. Chegou em Itamaraju em 1981, convidado pelo ex Prefeito Almir Nobre de Almeida para realizar, através da empresa Construtora Lima, pavimentação e esgotamento de algumas ruas da cidade, depois migrou para o comércio de material de construção.
Teve forte atuação como membro de algumas entidades, a exemplo do Itamaraju Tênis Clube, Clube do Arvo, CDL, Liga de Futebol, Rotary Club, Comissão Tripartite da geração de emprego e renda, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente. Assumiu em 2004 a direção da rádio extremo sul, dando cara nova a emissora, que está prestes a migrar para o canal de FM.

Na política Dalvadisio Lima disputou como vice prefeito em 2000 pelo PSB ao lado de Frei Dilson, chegando Inclusive a assumir a prefeitura interinamente por um curto período. Em 2012 foi candidato a prefeito e obteve a expressiva votação de 12.833 votos. Na eleição de 2016, considerado um dos favoritos, foi tirado do processo numa intervenção mal sucedida do governador Rui Costa. Ao sair da disputa, Lima apoiou Dr Marcelo Angênica, que venceu a eleição, e o convidou para assumir a secretaria de governo, da qual se desligou no dia 04 de junho para ficar apto a concorrer a cargo majoritário pelo PDT.
Bastante elogiado pelo Prefeito Marcelo Angenica, pela sua serenidade, Dalvadisio Lima anunciou que o desejo de administrar Itamaraju continua e que a executiva estadual do PDT decidirá o seu futuro. Em recente entrevista, Dalvadisio Lima disse que tem boa relação com o Prefeito Marcelo e toda equipe, e em tom de brincadeira disse: agora quero o apoio dele.

 

Marcão Despachante(PODEMOS)

Marcos José Pereira das Silva (MARCÃO DESPACHANTE), 42 anos, Casado, Empresário, Formado em Ciências sociais, no Curso de Ciências Contábeis, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMINAS), Militar Reformado Exército Brasileiro, filho de umas famílias Tradicional (PEREIRA, BERNARDO, MELO E CONSTANTINO), familías tradicionais do  município de Itamaraju.

Marcão defendeu a sua pré-candidatura e afirmou a ATRIBUNA  ”Tenho uma esperança de ser prefeito de Itamaraju, para transformar a nossa cidade em um lugar melhor e igual para todos, porque até aqui as administrações da cidade foram voltadas para grupos políticos e não umas gestões voltadas para atender o anseio da população, e venho estudando as necessidades de Itamaraju e estou preparado para os desafios.”-Disse

Armando Azevedo Brito (PSOL)

 

Armando Azevedo  Brito, PROF.ARMANDO AZEVEDO. Doutor Honoris Causa em literatura, Especialista em Educação. Bacharel em Ciência Contábeis, Licenciado em Matemática, Prof.do Estado da Bahia, escritor e autor de livros como: Itamaraju e o Monte Pascoal. Editora Ixtlan.
Antologia diversas. Membro titular e correspondente diversas academias de letras do Brasil e membro efetivo da ATL

Perguntado porque quer ser Prefeito de Itamaraju ele respondeu a nossa reportagem:
”Para combater a corrupção e o desperdício no setor público colocando Itamaraju acima de grupos políticos e priorizando uma gestão participativa com mais unidade,liberdade e solidariedade.
para que os cidadãos volte a ter orgulho de Itamaraju, melhore a auto estima e tenha a liberdade de participar da elaboração desde o programa de governo até o orçamento anual.
”Quero um governo democrático e popular, com a participação da comunidade em audiência pública,mutirões, elaboração do orçamento participativo, inovações tecnológicas,rompendo o atraso econômico que produz a desigualdade social, retomando o diálogo com o governo do Estado, promovendo a paz e a dignidade da pessoa humana. Devolvendo a Itamaraju Uma posição de Honra no Estado da Bahia ”.Disse Armando Azevedo

Partido REDE sustentabilidade/Ana Lúcia Souza dos Santos 

Lúcia do Fórum, 56 anos, natural de Itamaraju, funcionária Pública Estadual, trabalha no fórum (concursada) há mais de 20 anos, Bacharel em Direito, pela faculdade FACISA CESESB – ITAMARAJU e Pós Graduada em Direito Processual na área de Direito, na Universidade Anhanguera – Uniderp de Campo Grande-MS.

A pré-candidata ressaltou ao nosso editor que o Seu trabalho é com a sociedade e que não vai abrir mão da sua candidatura. Lúcia do fórum conclui a entrevista afirmando que ama a cidade e que sua família faz parte da história do município, pois aqui é sua casa e tem orgulho de ser Itamarajuense. Além disso, a cidade precisa de uma prefeita.

Léo Lopes(DEMOCRATAS)

Quem anunciou esta semana em uma rede social que pretende disputar a eleição é o ex Vereador Léo Lopes, ele que protagonizou uma mega aliança com Ronaldo Carleto e Rui Costa, e foi a aliança mais vexatória para o Governador que ficou em terceiro lugar, perdeu até para o candidato de Paulo Magalhães, aliado de Rui. Léo é Advogado, Contador e empresario do ramo imobiliário em Porto Seguro e região.

Os pré-candidatos tem o direito de acrescentar informações da sua vida pública informando pelo Whatsapp da Redação A Tribuna Bahia-73-98840-2659

 

3 thoughts on “Eleições Municipais/ Veja quem são os pré-candidatos a Prefeitura de Itamaraju

  1. Materia mais sem credibilidade que ja vi, fatos todos mentirosos de todos os candidatos ai apresentados, isso que dizem ser jornalismos tendencioso e interessado em quem da mais dinheiro que vergonha.

  2. Esse foi o meu comentário em resposta a uma enquete feita e publicada pelo Jornal, Tribuna da Bahia online.

    Se bater cada um desses aí
    em liquidificadores diferentes, vcs vão ver que o resultado tem os mesmos sabores: péssimos.
    Dalvadisio Lima é um Bolsonarista sem palavra e que só pensa no seu bolso, quando saiu do partido dos trabalhadores (PT) a autêntica militância comemorou.
    Marcelo Angênica é um médico cirurgião de altíssima competência, mas como gestor público é a negação da negação, Pedro da Campineira é um oportunista que primeiro devia prestar conta do herário público desviado, sobretudo explicar para a sociedade itamarajuense pra onde foram os quase 500,000,00 reais destinados a construção de uma creche no loteamento Italagem, e as verbas que também foram destinada pelo governo federal da Dilma Rousseff para comprar um terreno e construir a cede do Craas, porque ele se aproveitou de um terreno público existente no Barrio Bela Vista? (para não desapropriar um terreno para fins sociais é claro).
    Luís Mário fez um asfaltamento Sonrrizal na Urbis lll que causou um grande impacto econômico no Barrio com as desvalorizações dos imóveis, (quem quer comprar uma casa em um Barrio que carros não passa nas maiorias das suas ruas, porque ficaram intransitáveis após as primeiras chuvas?) O Marcão e o Leo Lopes é uns dos mesmos querendo se da bem no jogo da política partidária.
    A solução está em: Leandro Dominicini do MST e do PT para prefeito e o professor Armando para Vice.
    Obs… os que aqui eu critiquei, foi sobretudo, porque diante dessa crise sanitária do Coronavirus, foram um bando de oportunistas que se esconderam para não entrar em choque com os donos do poder económico que tem Marcelo Angênica como um mero figurante na prefeitura, que acatando ordens de Jorge Almeida e da CDL (câmara dos dirigentes lojistas) descartou do Governo Rui Costa, através da secretaria de estado de saúde, um hospital de campanha com 20 leitos de UTIs, e 30 respiradores, porque quem manda nesse desgoverno municipal e Bolsonarista, são eles: os grandes proprietários de terras e os médios e grandes comerciantes: liderados por Jorge Almeida e a CDL.

  3. Resíduo na cidade de Itamaraju há 32 anos, conseguir concluir o 3° ano do 2°grau com muito sacrifício da parte do meu pai que era pedreiro, pois no bairro onde eu residia não tinha ginásio, meu pai pagou 7 anos de condução para que hoje eu tenha um pouco de estudo. Enfim espero que o nosso próximo prefeito invista mais na educação de nossa cidade porque a maioria dos moradores são de classe A e B.
    Obs: Filha de pedreiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Empresarios e vendedores de cosméticos interditaram BR 101 em Itamaraju na manhã desta sexta,3

ter jun 30 , 2020
Empresários do ramo de cosméticos, ambulantes, vendedores e mascates interditaram a BR 101 na manhã desta sexta-feira(03) próximo ao Posto Serral. O protesto foi pacifico. Os mascates revindicam o fim das barreiras sanitárias nos municípios da região que impedem a entrada dos vendedores- Fotos A Tribuna Bahia/Cleuber O  Protesto  defende abertura das  barreiras sanitárias na região. Na foto: Junior Farias, […]
RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter