Urgente: Itamaraju registra 32 infectados e 211 monitorados. Moradores relatam doentes em vários bairros da cidade

FOTO: A TRIBUNA BAHIA/ Edmilson Ciriacco- Avenida José de Anchieta, centro comercial de Itamaraju. Uma das principais avenidas do centro que geralmente passa milhares de pessoas nesta quarta-feira(14) esta deserta

Esta semana tem sido dramática  pela testagem positiva de novos casos positivos da COVID-19, o novo coronavírus, no município de Itamaraju.

De apenas um caso inicial testado positivo com o paciente totalmente recuperado, o município de  Itamaraju subiu para cinco em poucos dias e somente na segunda-feira (11), após realização de novos exames no LACEN, mais seis pacientes foram confirmados como positivos para COVID-19, totalizando  hoje (14) por volta das 18:00 horas 32 positivos e um recuperado.

Barracões improvisados pela Prefeitura Municipal de Itamaraju para proteger os que buscam o Auxilio Emergencial na Caixa Econômica Federal estão praticamente vazios

Segundo informou nesta quarta-feira(13) mais de duzentas pessoas seguem monitoradas aguardando resultados do LACEN. o  município não informou quantas dos mais de 211 monitorados serão testados. No momento dois pacientes internados no Hospital Municipal de Itamaraju (HMI) infectados com a doença, e centenas em isolamento em suas residências.

A unidade de saúde pública do município não possui nenhum leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), apenas alguns respiradores. Recentemente o prefeito Marcelo Angênica (PSDB), rejeitou receber 20 leitos para tratamento intensivo e montagem de um hospital de campanha, unidade que está sendo construída em Teixeira de Freitas, viabilizada através de parceria entre a Suzano e o Governo do Estado.

Com lojas fechadas, comerciantes reinventam para tentar manter uma renda minima. Esta loja avisa que esta vendendo e entregando gás pelo serviço de internet.

No último boletim da Secretaria Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas,informou que dos 30 casos, 23 foram recuperados, trés em alta e os outros em monitoramento, e que o Hospital zerou o número de pacientes em seus leitos, a SMS informou ainda que o Hospital de campanha com 20 leitos deverá ser inaugurado até o dia 21, e atenderá 13 municípios da região.

Os moradores de Itamaraju estão em choque por conta da quantidade de pessoas contaminadas pelo vírus, a relatos que dois donos de bares e seus familiares contraíram a doença em um churrasco promovido na beira-rio(Cidade Baixa-Itamaraju) e o dono de um Bar nas proximidades da antiga Fabrica de Fumo( AV. Bonifácio Dantas ) na periferia do município, que foi levado as pressas por uma unidade do SAMU, com suspeitas de contrair o COVID-19, testemunhas dão conta que o estabelecimento esteve lotado durante o fim de semana.

O Portal A Tribuna Bahia circulou na terça e quinta-feira  no centro de Itamaraju afim de conferir se o decreto municipal que autorizou o fechamento das lojas estava funcionando. O comércio esta fechado, raras exerções de supermercados, farmácias,bancos e serviços essenciais. A reportagem flagrou algumas empresas com um funcionário na porta e atendimento interno funcionando normalmente, como é o caso de uma Livraria e armarinho na Avenida José Anchieta.

As filas na Caixa Econômica reduziram, seguranças permanecem na frente da agencia organizando a fila por distanciamento, higienização e uso obrigatório das mascaras por clientes e funcionários.

Com mais de 200 pessoas em monitoramento e o aumento significativo da doença em Itamaraju, municípios da região estão orientando aos seus moradores que mantenha distancia e não viajem para Itamaraju.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Urgente: Itamaraju registra 32 casos de COVID-19 e 211 monitorados em vários bairros da cidade

qui maio 14 , 2020
  Esta semana tem sido dramática  pela testagem positiva de novos casos positivos da COVID-19, o novo coronavírus, no município de Itamaraju. De apenas um caso inicial testado positivo com o paciente totalmente recuperado, o município de  Itamaraju subiu para cinco em poucos dias e somente na segunda-feira (11), após realização de novos exames no LACEN, mais seis pacientes foram […]
RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter