Coluna do Ciriacco/ Jobilio Ferreira, Uma história de vida dedicada a Porto Seguro

                                                                                             Porto Seguro

Grandes nomes vão disputar uma vaga na Câmara em 2020

Uma historia em defesa dos trabalhadores do mercado do turismo

Jobilio Ferreira, natural do município de Guaratinga(BA), negro, de família humilde de 09 irmãos, foi na década de 1989 que em busca dos seus sonhos desembarcou na terra mãe do Brasil. Visionário acreditou no crescimento do turismo naquela época e vendo as desigualdades entre os trabalhadores do setor do turismo que fundou com alguns companheiros o SINTHOTESB-Sindicato dos Trabalhadores em Restaurantes, Hotéis, Bares e Similares do Sul da Bahia, entidade que nos próximos anos se torna em uma das maiores referências entre defesa e acordos coletivos entre patroes e empregados. Jobilio Ferreira, sob o comando do sindicato, constrói uma sede própria e um clube de lazer para sediar o SINTHOTESB e deixa sua marca e sua história nas lutas sociais em defesa dos trabalhadores, luta que se estende em defesa do MST – Movimento dos Trabalhadores  Sem Terra de Porto Seguro e região, onde participou de ocupações e lutas permanentes.

Na Educação em Porto Seguro, Jobilio Ferreira foi um dos grandes responsáveis pela implantação da Escola Técnica CEFET, hoje IFBA, onde a época cedeu o prédio da Escola Brasil Profissional  para a instalação do IFBA  em Porto Seguro.

Jobilio Lança o maior programa de qualificação de Jovens em Porto Seguro e região

Jobilio Ferreira é Diretor Presidente da Escola Brasil Profissional da Bahia, empresa estabelecida em Porto Seguro com alunos em  Eunápolis, Santa Cruz de Cabrália, Trancoso e Arraial D`ajuda.

 

Uma legião de jovens qualificados felizes e inseridos no mercado de trabalho

Sempre visionário, Jobilio que já havia promovido cursos de qualificação para filiados do SINTHOTESB para metres, garçons barmen e outros, no final dos anos 1998 ajudou a fundar a Escola Brasil Profissional com o pensamento empreendedor em fornecer mão de obra qualificada para os hotéis, Bares, Resorts e todo setor do trade turístico que começou a se fortalecer na década de 1998.

Programa Jovem Aprendiz levou mais de 2000 alunos ao primeiro emprego nos últimos 10 anos

Suas ideias de qualificação para o turismo atraiu milhares de jovens em busca da qualificação e foi o projeto mais sério e audacioso desse período de desenvolvimento do turismo de Porto Seguro e Costa do Descobrimento. Sendo pioneiro em cursos de capacitação e profissionalizantes, centenas de garçons, metres, doceiras, boleiras, profissionais capacitados em manutenção de ar condicionado e mão de obra especializada em hidráulica e elétrica foram formados e receberam seus diplomas. Ao assumir a Direção da Escola Brasil Profissional em 2006, Jobilio Ferreira buscou implantar em Porto Seguro o programa ”JOVEM APRENDIZ” que deu a oportunidade em empregar centenas de jovens no programa ”Primeiro Emprego” do governo federal.

 

A História e a militância na política de Porto Seguro e região

Na política, Jobilio Ferreira participou ativamente nos últimos 30 anos de movimentos em busca de melhorias em Porto Seguro, onde foi sub chefe do SAC e coordenou campanhas politicas de Jaques Wagner, Rui Costa, Zezeu Ribeiro e outros, sendo por duas vezes suplente de Vereador. No Bairro mais populoso do Município o Frei Calixto, Jobilio organizou associações de moradores, de comerciantes e defendeu veementemente a construção de casas populares no  Governo de Jaques Wagner.

Nas causas coletivas Jobilio Ferreira atuou fortemente pelos trabalhadores do setor de turismo e comércio e defendeu lutas sociais.

Com todos seus projetos e sonhos em prol da juventude e com uma equipe de Professores e técnicos altamente qualificados, e a escola em pleno funcionamento, Jobilio diz estar satisfeito com o resultado e que tem a satisfação do dever cumprido

Atualmente filiado no partido REDE onde é dirigente na executiva estadual e Municipal, Jobilio Ferreira diz que esta pronto para dar sua contribuição no poder legislativo de Porto Seguro e revela que o partido tem todos os candidatos que a legislação pede e que vai disputar uma vaga na Câmara de Vereadores de Porto Seguro. Jobilio revela que os jovens precisam de pessoas que defendam seus interesses em busca da boa educação, primeiro emprego e qualificação profissional, o que vai fazer ainda melhor caso seja eleito.

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

A TRIBUNA BAHIA/Governador quer identificar disseminadores de áudio “fake”sobre reunião que envolve a prefeita Cláudia Oliveira de Porto Seguro

qua abr 29 , 2020
O governador da Bahia, Rui Costa acionou a inteligência estadual e federal para descobrir os autores e disseminadores de um áudio que vem circulando na internet e redes sociais da região, em que uma voz não identificada, até o momento, deturpa as conversas travadas entre os prefeitos, sugerindo que o governador estava ensinando aos prefeitos como manipular os dados sanitários […]
RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter