MST realiza curso de formação com trabalhadores no Assentamento Rosa do Prado

MST realiza curso de formação com trabalhadores no Assentamento Rosa do Prado

EXTREMO SUL DA BAHIA

Com a participação de mais de cem trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra, o MST deu início na última semana a mais um Curso de Formação de Militantes da Bahia, desta vez, a atividade ocorreu no Assentamento Rosa do Prado, município do Prado, na região do Extremo Sul.

O curso, com duração de 30 dias, tem como objetivo garantir um amplo processo de formação para qualificar e melhorar a compreensão sobre os temas referentes a questão agrária na atualidade.

O jovem Sem Terra Samuel Pereira, que contribui no coletivo de comunicação do MST no Sudoeste da Bahia, reforça a importância da formação dos sujeitos que vivem no campo. “Aqui é um espaço para que cada um possa se ver enquanto pessoa e reforçar nosso papel na luta”, enfatiza.

O Assentamento é composto por 300 famílias que vivem há quase 28 anos no local e desde sua ocupação foi forjado a base de muita luta e resistência. Em um local de latifúndio antes improdutivo hoje se consolida na organização coletiva e produtiva de centenas de famílias.

Aldeane Lebrão, do setor estadual de cultura do MST na Bahia, contribui na Coordenação Político Pedagógica (CPP) do curso. Para ela, a formação acontece para atualizar e dar continuidade ao processo de estudo da militância. “Estamos fortalecendo também a renovação da mística e do comprometimento com a luta pela terra. Nesse momento queremos nos apropriar da história do MST na Bahia e ampliar o conhecimento político”, pontua.

Segundo ela, além da formação política e ideológica, o curso pretende fortalecer a resistência com a base dos trabalhadores Sem Terra, “como com as famílias do Assentamento Rosa do Prado. Estar aqui é fortalecer a militância na defesa dos territórios camponeses”, conta.

aaroncowan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

MST realiza grande ato de entrega de documentos no Toca da Onça

seg jan 27 , 2020
MST realiza grande ato de entrega de documentos no Toca da Onça No último  Sábado, 25 de janeiro 2020, o Assentamento Toca da Onça foi palco de um grande encontro dos trabalhadores Rurais Sem Terra onde aconteceu a entrega dos lotes e mais  de sessenta famílias foram beneficiadas. O  Dirigente Paulo Cesar Souza-(PC) destacou a mobilização e a atuação de […]
RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter