TURISMO

A Barra do Cahy, localizada em Prado, (Costa das Baleias) recebeu o título de primeira praia do Brasil. Segundo a prefeitura de Prado, o título foi dado pelo município após vários estudos feitos por pesquisadores e historiadores. Eles concluíram que o local descrito na carta de Pero Vaz de Caminha, em 1500, se trata da Barra do Cahy.Para registrar o título, foram instalados na praia uma cruz e uma placa semelhante a um pergaminho. Na placa está escrito trecho da carta de Pero Vaz de Caminha que descreve, segundo os pesquisadores, a praia de Barra do Cahy.

No local paradisíaco, praia de águas claras se encontra com um rio. Há ainda grandes falésias e muitos coqueiros. O paraíso fica a 18 km de Cumuruxatiba, também em Prado. Do mar na Barra do Cahy é possível avistar o Monte Pascoal, que fica a cerca de 62 quilômetros da cidade de Porto Seguro e que, segundo os registros históricos, teria sido a primeira porção de terra avistada por Pedro Álvares Cabral e sua tripulação.
O Local é deserto e pouco explorado por turistas. A equipe do portal A Tribuna Bahia esteve no local com Edmilson Ciriaco, Murilo Ciriaco e Pedro Arthur e registraram a exuberância do lugar . A entrada para a Praia do Chay é cercada por apenas uma barraca de Praia que pertence ao dono de uma Fazenda que fecha o local.

‘‘Estamos diante de um patrimônio turístico rico em belezas naturais e que precisa ser redescoberto”.Disse o jornalista Multimídia.



PUBLICIDADE__________________________________________________________________________________
A pesar de não ser proibido a entrada de pessoas, logo se vê o aviso que não é permito a entrada de cooler ou lanches, o que na verdade não é proibido por lei, mas, uma forma de inibir os banhistas que desejam acampar ou fazer piqueniques.Segundo informações das Secretarias e Ministério do Turismo, qualquer cidadão é livre para praticar esportes, diversão e turismo em qualquer praia do país, desde que preserve o ambiente e faça a coleta dos lixos produzidos. A chegada a Barra do Chay é marcada por paisagens charmosas e comunidades como Cumuruxatiba e comunidade dos Gudes Borborema.
Reportagem; Edmilson Ciriaco/ Fotos: Murilo Ciriaco e Pedro Arthur Santiago