MST lança Campanha de Reflorestamento

Aconteceu na última segunda-feira (18) a abertura da Campanha de Reflorestamento no Extremo Sul da Bahia. A ação deve integrar o Programa Nacional de Reflorestamento que o MST lançará em 2020, com objetivo de plantar 100 milhões de árvores em 10 anos.

O ponta-pé inicial aconteceu no assentamento agroecológico Bela Manhã, no município Teixeira de Freitas, com a presença de 80 militantes. Após o ato de abertura foram plantadas algumas mudas nativas ao redor da área coletiva.

As famílias do assentamento receberam a doação de 10 mil mudas para dar início ao plantio. Entre nativas e frutíferas estão Ipê Amarelo, Açaí, Pitanga, Cacau, Urucum, Olho de Pavão, Garcinea, Ibiruçu, entre outras.
Só na Bahia, o MST tem o objetivo de plantar 1 milhão de mudas por ano. Na Regional Extremo Sul, a meta é o plantio de 200 mil mudas em 2020. A ideia é mostrar que, enquanto os latifundiários estão desmatando nossas florestas, o conjunto do MST está reflorestando e produzindo.

Pela sociedade e pelo planeta

Victor Passos, da direção estadual afirma que a campanha veio num momento crucial para o país. “É necessário que a juventude esteja ativamente nesse projeto, envolvendo povos tradicionais, quilombos, universidades e outros movimentos sociais para ter unidade e fazer dessa campanha um contraponto na sociedade, debatendo a agroecologia e a reforma agraria popular.”

“A regional está dentro do bioma da Mata Atlântica, o reflorestamento se faz urgente e irá contribuir na recuperação de nascentes e biodiversidade”, conclui Passos.

Meriely Oliveira, do setor pedagógico da Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto, reforça que o apoio do Movmento à esta causa. “O MST já vem desde o início com a prática de reflorestar, quando a gente ocupa uma terra improdutiva, os processos de plantio de arvores acontece naturalmente”.

Next Post

O adeus a Dr. Cândido

seg nov 25 , 2019
Os itamarajuenses se despedem de “Doutor Cândido”. Por: Sidney Oliveira José Cândido Silveira dos Santos chegou a Itamaraju há algumas décadas e foi um dos pioneiros no ramo da advocacia no município, tornando-se com o passar dos anos, dado o seu profissionalismo e amor ao que fazia, um renomado advogado na região, e que inclusive contribuiu para a fundação na […]
RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter