Líderes do Brics se reúnem em Brasília

Líderes do Brics se reúnem em Brasília

Bolsonaro recebe Xi Jinping (China), Putin (Rússia), Narendra Modi (Índia) e Cyril Ramaphosa (África do Sul).

Resultado de imagem para lideres do brics"

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (14), ao ser questionado sobre críticas de líderes do Brics ao protecionismo nas relações comerciais, que não entra em “guerra comercial” e que o Brasil “faz comércio com o mundo tudo”. Em rápida conversa com jornalistas, Bolsonaro foi perguntado sobre críticas ao protecionismo feitas pelos presidentes da China, Xi Jinping, e da Rússia, Vladimir Putin, durante fórum empresarial do Brics ontem

No primeiro dia de evento, nesta quarta, o presidente Jair Bolsonaro recebeu em reuniões bilaterais o presidente da China, Xi Jinping, e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

Resultado de imagem para lideres do brics"

Na primeira reunião, no Palácio Itamaraty, Brasil e China assinaram protocolos para ampliar a cooperação e os investimentos coordenados em áreas como logística e telecomunicações. Ao fim, Bolsonaro disse que o país asiático “cada vez mais faz parte do futuro do Brasil”.

Resultado de imagem para lideres do brics"

A reunião com Narendra Modi foi no Palácio do Planalto, à tarde. Segundo o Palácio do Planalto, o governo brasileiro deseja aprofundar a cooperação entre os países em áreas como biocombustíveis e ciência e tecnologia.

Ao fim do encontro, os países emitirão uma carta conjunta, a ser denominada “Declaração de Brasília”. O texto vem sendo preparado há semanas pelos “sherpas”, nome dado ao principal negociador de cada país no Brics.

A expectativa, segundo fontes do Itamaraty, é de que a declaração avance sobre pontos sensíveis da geopolítica mundial, como as mudanças climáticas e os conflitos no Oriente Médio. Temas regionais – como a instabilidade política na América Latina, o conflito na Caxemira e os protestos em Hong Kong – podem entrar, mas de modo indireto.

O banco foi criado em 2014, com US$ 50 bilhões de capital previsto e objetivo de financiar projetos de infraestrutura nos cinco países. A representação do NDB no Brasil, com sede em São Paulo e escritório em Brasília, deve ser inaugurada durante a cúpula, de acordo com o Itamaraty.

Next Post

Manchas de óleo encontradas na Praia do Rio do Peixe em Cumuruxatiba,

qui nov 14 , 2019
Praia de Cumuruxatiba amanhece com manchas de óleo na areia Cumuruxatiba: – O óleo cru que vem contaminando e assustando banhistas em  praias do Nordeste atingiu na manhã desta quinta-feira (14) a Praia do Rio do Peixe, no distrito de Cumuruxatiba, Município do Prado  no extremo sul da Bahia. Não se sabe, ainda, a extensão da área atingida. As manchas […]
RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter