SALVADOR: Cúpula de segurança recebe sociedade de Itamaraju que pede ações contra a violência

Uma onda de assaltos, latrocínios, crimes de feminicídios e disputa de traficantes, impuseram o ”toque de recolher” em Itamaraju e transformou o município em um dos mais violentos do Estado da Bahia.

video valmir

Itamaraju registrou mais de 30 homicídios nos primeiros 180 dias de 2019, ultrapassando municípios como: Teixeira de Freitas e Porto Seguro que, tradicionalmente, lideravam as estatísticas.

Essa onda de criminalidade motivou o Deputado  Federal Valmir Assunção (PT), a convocar lideranças e representantes de  instituições do município para uma audiência na SSE-Secretaria de Segurança pública do estado, afim de discutir ações para combater a escalada no crime que vem impondo terror na comunidade.

A imagem pode conter: 9 pessoas, incluindo Estefano da Lotação, Edmilson Ciriaco e Raniere Botelho, pessoas sorrindo, pessoas em pé e sapatos

A audiência marcada pelo Deputado Federal Valmir Assunção aconteceu na tarde da segunda-feira (10/06) ás 16:00 horas na Secretaria de Segurança Pública, no Centro Administrativo da Bahia (CAB) em Salvador e contou com a presença do  secretário de Segurança Pública  Maurício Teles, com o Delegado chefe da Policia Civil Bernardino Filho,  do Comandante Geral da PM Coronel Anselmo Brandão, além dos Deputados Thiago Correia e Walace Tum.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e área interna

”O Diregente do MST Leandro Dominicine disse a nossa reportagem que a intervenção do Deputado Federal Valmir Assunção em unir todas as forças foi determinante para as ações imediatas que serão tomadas e a conquista das viaturas, efetivos policiais militares e civis que darão reforço aos serviço de investigação e policiamento ostensivo para combater o crime em Itamaraju”

A Comitiva de Itamaraju, foi representada por Leandro Dominicini do MST, Jota Neto, Edmilson Ciriaco (A Tribuna), Erisvaldo (PT),  pelo Venerável da Loja Maçônica Dr. Jorge Luiz, Geraldo Selles da OAB,  Luiz Mário,  o presidente do diretório do PT de Itamaraju Ranieri Botelho. A Câmara de Vereadores foi representada pelos  vereadores: Rubens do Hospital (PV), Marcão da CUT (PT), Som de Nova Alegria (PT) e o presidente da Casa  Adriano Pinaffo (MDB).A imagem pode conter: 8 pessoas, incluindo Marcão Fonseca Ramos, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Por  aproximadamente 04 horas, as autoridades ouviram as reclamações e uma pauta de revindicações.

O Advogado Dr. Jorge Luiz, disse que os veículos apreendidos que ficam no patio do Complexo Policial de Itamaraju estão sendo ”depenados” e estão sem nenhum tipo de monitoramento para chegar aos criminosos

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Já o Vereador Marcão da CUT agradeceu a viatura enviada ao município por uma solicitação dele, enquanto Jota Neto, Som de Nova Alegria, Vereador Adriano Pinaffo, e Rubens do Hospital, pediram providencias para uma reforma imediata na unidade policial e o restabelecimento de um plantão , inclusive aos  fins de semana .

A imagem pode conter: 17 pessoas, incluindo Luiz Mário e Raniere Botelho, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

Presente a comitiva, Luiz Mário relatou e levou dados para o Secretario  Maurício Teles,  para o Delegado Chefe Bernardino Filho e o Coronel Brandão, disse que estava contente e que estava convicto que as autoridades farão todos esforços necessários para resolver a questão da insegurança em Itamaraju e no final  parabenizou a iniciativa do  deputado federal Valmir Assunção em promover o debate entre a sociedade de Itamaraju e o Governo do Estado.

O Jornalista Edmilson Ciriaco parabenizou o Major Calmon pelo empenho no combate a criminalidade, ao Capitão Sidney Oliveira pelas palestras que ocorrem nas escolas e pela ronda escolar que tem inibido o aliciamento de estudantes na frentes das escolas, e que essas ações precisam de reforços.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas

O delegado geral Chefe da DEPIN Bernardino Brito  se comprometeu em aumentar em mais quatro, o efetivo de investigadores, e ceder mais uma viatura para o serviço de investigação, além de trabalhar na possibilidade de mais um Delegado para o município.

A imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo Leandro Dominicini, pessoas sorrindo, pessoas em pé

O Delegado disse que como Chefe da Policia Civil, se sentia muito triste com a escalada da criminalidade em Itamaraju e que se empenhará pessoalmente para que todas as medidas necessárias sejam tomadas, afim de combater, investigar e punir os criminosos com o apoio do Ministério Público e da Justiça. 

A imagem pode conter: 11 pessoas, incluindo Raniere Botelho, pessoas sorrindo, pessoas em pé e sapatos

O Secretario de Segurança Pública Mauricio Teles prometeu levar a demanda da reforma do Complexo Policial para o Governador Rui Costa, e que fará uma visita a Itamaraju afim de ver de perto os resultado das medidas que serão efetivadas a partir de hoje. O Secretario pediu que as igrejas, as instituições e as famílias se engajem nessa luta de combate a criminalidade que é dever do estado, mas precisa do empenho e a participação de todos.

O comandante geral da Polícia Militar, Anselmo Brandão, disse as lideranças presente a audiência, que já mandou uma viatura para a 43ª CIPM e mandará mais duas motocicletas. O coronel ainda se comprometeu em ceder uma nova viatura  para patrulhamento ostensivo na zona rural e enviar 8 novos policiais militares para reforçar o efetivo. Ele disse ainda que uma unidade móvel da PM fará um trabalho ostensivo a partir de agora em todos os bairros, e que uma base da PRE ( Polícia Rodoviária Estadual) trabalhará em abordagens na entrada da cidade, possivelmente no antigo posto da Policia Rodoviária.

Em entrevista a nossa reportagem, Valmir disse que estava feliz com as conquistas junto ao Governo do estado, e que espera  em breve  a paz voltar a reinar no município de Itamaraju com a participação e o engajamento de todos .

Por: Edmilson Ciriaco

A Tribuna Bahia

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *